Mesmo não sendo exatamente como conhecemos hoje, a verdade é que os aromatizadores de ambiente acompanham a humanidade desde as civilizações antigas, presentes em diversos momentos, como celebração e práticas de cuidado e bem-estar.
As primeiras fragrâncias usadas como aromatizadores remontam à pré-história. Segundo os registros, provavelmente, o homem tenha descoberto o poder de perfumação depois que aprendeu a dominar o fogo. Nessa época, alguma erva acabou sendo queimada acidentalmente, o que produziu uma fumaça odorizada. Pronto, por que não começar a aromatizar os ambientes?
Não por acaso, a palavra perfume tem origem do latim per–fumum e significa “pela fumaça”. Lembrando que perfume é uma classificação de produto dentro das fragrâncias, que é propriamente a arte da perfumaria.
Com o passar dos anos, os avanços na prática de aromatizar ambientes permitiram a criação de novos produtos, como home sprays e difusores de vareta.
Hoje, esses aromatizadores são uma forma de criar identidade olfativa para lares, escritórios e estabelecimentos comerciais, associando aromas às sensações de aconchego, bem-estar e, até mesmo, a memórias afetivas, o que destaca seu papel essencial na experiência dos ambientes.
Ou seja, o olfato também é responsável pelas nossas lembranças e emoções. Tanto é que o pesquisador Martin Lindstrom afirma que 75% das nossas emoções diárias estão relacionadas ao que cheiramos.
Além disso, conseguimos armazenar 35% dos odores que sentimos ao longo da vida, enquanto só lembramos de 15% do que degustamos, 5% do que vemos, 2% do que ouvimos e 1% do que tocamos.
Agora que você já sabe como surgiram os aromatizadores de ambiente e a influência na nossa memória olfativa, confira dicas de como usá-los.
O home spray é um tipo de aromatizador de ambiente prático e versátil, desenvolvido para perfumar os espaços de forma instantânea. Ele é utilizado para criar uma atmosfera agradável, trazendo frescor e personalidade ao ambiente em poucos segundos.
Com apenas algumas borrifadas, o home spray distribui a fragrância pelo ar. Além de proporcionar um perfume imediato e envolvente, ele também pode ser usado para neutralizar odores indesejáveis. E mais: dá um toque especial antes de receber visitas, criando um ambiente acolhedor.
Por sua portabilidade, ele também é ideal para quem gosta de variar o aroma do ambiente ou deseja levar sua fragrância preferida para qualquer local.
Você pode usar o home spray em qualquer ambiente, a única recomendação é não borrifar em tecidos finos e móveis. Lá vão algumas dicas de lugares para aplicar seu home spray e intensificar o perfume por mais tempo.
- Sofás, poltronas e almofadas;
- Tapetes;
- Toalhas e roupas de banho;
- Cortinas;
- Flores secas.
Os difusores de varetas feitos com fibras de algodão servem para liberar fragrâncias de maneira contínua e suave, perfumando ambientes de forma duradoura.
As varetas de fibra de algodão são especialmente eficientes na absorção e na difusão dos aromas, permitindo uma liberação mais uniforme e três vezes mais intensa do perfume no ar em comparação com as varetas de madeira comum.
Esses difusores são ideais para manter o ambiente perfumado por longos períodos, sem necessidade de calor, chama ou eletricidade, o que os torna uma opção prática e segura, além de decorativa.
Para usar um difusor de varetas de fibra de algodão de maneira eficaz e garantir uma fragrância duradoura, siga estes passos:
1. Abra o frasco com cuidado: remova a tampa e guarde-a para caso queira colocá-la novamente no difusor e interromper a evaporação. Dica útil para quando vai viajar.
2. Coloque as varetas no líquido: insira as varetas de fibra de algodão no frasco, permitindo que absorvam o líquido perfumado por alguns minutos. As fibras de algodão vão começar a puxar a fragrância para a superfície de forma gradual.
3. Distribua as varetas: posicione de modo que fiquem no formato de um leque. Dessa forma, elas tampam a saída do líquido e desaceleram a evaporação.
4. Ajuste a intensidade: caso queira um aroma mais suave, reduza o número de varetas no frasco. Para um aroma mais forte, adicione mais varetas ou vire-as com mais frequência.
5. Gire as varetas periodicamente: quando sentir que o aroma está mais fraco, gire as varetas para renovar a difusão do perfume. Essa ação ajuda a manter a fragrância constante no ambiente.
6. Escolha o local certo: coloque o difusor em uma área com boa circulação de ar, mas evite locais muito ventilados.
O lugar onde você coloca o seu difusor pode influenciar o tempo de duração e a dispersão do aroma. Por isso, não é indicado colocá-lo nos seguintes locais:
Próximo de luz solar ou fontes de calor: nessas condições, o líquido evapora mais rápido, além disso, na composição do difusor tem álcool, ou seja, é inflamável.
Perto de ventos fortes: portas, janelas, ventiladores e saídas de ar-condicionado dispersam o aroma rápido demais, reduzindo a eficiência.
Em locais altos: o aroma diminui a intensidade e pode não ser distribuído de forma homogênea pelo ambiente. Por isso, o ideal é colocar em superfícies médias ou baixas, onde fique o mais próximo da linha do olfato.